Setembro Amarelo: Você tem valor!

Oi pessoal, tudo bem? Essa semana vamos ter um texto diferente aqui, espero que gostem e que ajude quem estiver precisando!!!

10 de Setembro Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

"Tudo começou com o rotineiro: coisas simples. uma discussão alí, uma humilhação aqui, um desânimo que insistia em bater forte [...] Na época, ainda, os cortes eram pequenos, apenas para diminuir a pressão de estar seguindo outros caminhos e ser responsável por mim mesma, mas eu não sabia que as proporções seriam piores.
Ao longo dos anos, mesmo rodeada de gente me sentia sozinha, parecia que as pessoas só estavam comigo por não terem opção, e eu acreditava que precisava de um amor. Cortes, cortes e mais cortes, em alguns dias ficava tão desanimada que pensava em tirar minha própria vida para evitar ser uma espécie de estorvo na vida das outras pessoas.
E então, eu encontrei um namorado. Chamaria de amor, mas ele não cabe nessa palavra. No começo era tudo intenso e eu me sentia a mulher mais feliz do mundo, mesmo que ele fosse cheio de defeitos e não ligasse verdadeiramente pra mim, já que eu dava minha vida pela dele e fazia tudo que estivesse ao meu alcance para ver um sorriso naquele rosto [...] Em cerca de 12 meses comecei a observar as coisas com outros olhos. Esses que carregavam grande decepções, um semblante triste e um falso sorriso, que terminava logo quando abria a boca. Quando a gente sorri, sorri com a alma, e eu não fazia isso há séculos.
Incapaz, não amável, desvalorizada, palavras que me definiam. Veneno, dopada de remédios, cortes profundos, estava chegando no meu fim, a tentativa de me matar cada dia ficava mais forte. Uma, duas, três, no total foram sete, até a minha família perceber que havia algo errado.
Esse é o único fato que me fez continuar: as pessoas que estão fazendo tudo por mim, para me tirar um sorriso, para tentar me dar paz. São essas as únicas pessoas responsáveis pela minha melhora e pela força que estou tirando para conseguir me reerguer. Com orgulho, digo que estou há duas semanas sem me cortar ou com pensamentos suicidas, e isso eu devo ao apoio de quem está sempre ao meu redor". (Anônimo)

  
      Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, e também, suas formas de prevenção.

   Essa campanha foi iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizando as primeiras atividades em 2014 em Brasília. No ano de 2015, expandiu-se e conseguiu maior exposição em todo o país, por exemplo, no Rio de Janeiro ascendendo o Cristo Redentor com a cor símbolo.

      A última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), feita em 2012, alertou que mais de 800 pessoas se suicidam por ano no mundo, representando uma morte a cada 40 segundos. O Brasil é o oitavo país com mais suicídios, registrando 11.821 casos (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino) no mesmo ano da pesquisa. Isso significa, em média, um suicídio por hora, sendo um aumento maior do que o crescimento da população, maior do que de homicídios e maior que acidentes de trânsitos.

    Segundo a psicóloga Natália Bertolino, há uma explicação para os casos de suicídios serem maioria do sexo masculino, pois os mesmos não conseguem lidar com frustrações tanto quanto as mulheres. O problema da maioria desses casos começam pela depressão, com um problema com a família, um conflito pessoal, uma decepção amorosa, entre outros casos relacionados.

    Gostaria de agradecer a colaboração da pessoa que relatou em anonimato e todas as pessoas que passaram aqui para dar uma olhadinha e conferir a matéria.  Espero que sirva para ajudar quem estiver precisando, passando por um momento difícil como esse, ou alguém que tiver pessoas assim na família puder colaborar... Vamos todos preservar nossas vidas, todos nós temos valor!!!


Obrigada (novamente) galerinha, abraços e até o próximo post ;)

Fonte: Suicídios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cor da esperança

Baleia Azul: a onda de suicídios

Vote no respeito!