Censo Demográfico: Recenseadores têm dificuldade para realizá-lo
Desde o dia 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), liberou seus recenseadores para coletar entrevistas dos moradores de todo país.
O Censo era para ter acontecido em 2020, mas devido a pandemia e cortes financeiros, houve um atraso. Ele é feito a cada 10 anos, com o objetivo de contar o número de habitantes do país, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Isso é importante para que sejam definidas políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada.
A população deve responder ao questionário Básico ou de Amostra, depende de qual será aberto para a residência e, no máximo em 10 minutos, está tudo finalizado.
Os primeiros resultados estão previstos para saírem já no final do ano.
O grande problema é que muitos moradores se recusam a responder e até atender esses trabalhadores, pois têm medo de que seja fraude, no entanto há uma forma de identificar seu entrevistador, a partir do uso de colete, crachá e boné, além disso, no site do IBGE é possível verificar a identidade do recenseador.
Vale ressaltar que, quem se nega a passar as informações solicitadas, primeiro recebe uma notificação, mas se insistir na recusa, pode ser multado em até 10 salários mínimos.
Comentários
Postar um comentário